sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Dresden um Bruxo do Além

Acho muito difícil hoje em dia um autor de fantasia criar algo do totalmente zero, por exemplo na época que Tolkien escreveu o Senhor dos Anéis criou junto 22 idiomas para as raças, além das criaturas como Orcs, Elfos e Ents que simplesmente não existiam além de uma história completamente original. J. K. Rowling ao criar seu bruxinho Harry Potter já o fez com base em milhares de referências existentes e na série toda não existe uma única referência de algo que já não se tenha escrito antes, talvez a única coisa original seja o Jogo de Quadribol (se tirarmos a referência ao Beisebol). Antes que seja alvo de críticas por dizer isso, vamos ao livro.

Tormenta - Livro 01 da Saga de Dresden
Autor: Jim Butcher
Título Original: Storm Front - Book One of the Dresden Files

O narrador e personagem principal Harry Dresden é um bruxo que vive em Chicago, faz um bico de consultor da polícia e está nas páginas amarelas, e o livro é como se estivesse lendo o seu diário. Até aí bem original, se não fossem todas as referências ao sobrenatural e o modo como Dresden pratica a alta magia, é simplesmente impossível não pensar no personagem Constantine da Vertigo (que infelizmente ganhou um filme horrível). Em muita coisa os personagens divergem completamente, porém ambos tem em comum uma grande dose de ironia principalmente quando se trata de magia ou quando estão lidando com os inimigos.

Este é o primeiro de uma série de 13 livros já lançados (já encomendei todos para ler) no qual Dresden é chamado para verificar um terrível assassinato que foi praticado por um ato de magia negra, algo totalmente proibido pelo Conselho dos Magos Brancos (uma espécie de juri que julga a conduta dos magos), o que termina por colocar o próprio Dresden como principal suspeito, então o bruxo vai ter que enfrentar Demônios, Escorpiões Gigantes, Vampiros, Gangsteres e outros magos para tentar provar sua inocência.

Apesar de ser considerado um Libro de Bolsillo, para quem é fissurado neste tipo de literatura vai ter divertimento garantido com cenas como fadas adorarem pizza ou um demônio com a forma de um sapo. A legião de fãs existentes para esse bruxo é grande e já criaram até uma espécie de fã movie (um filme não oficial feito por fãs) que pode ser encontrado no youtube e quem sabe em breve não teremos um filme oficial realizado por algum grande estúdio (pelamordedeus sem Keanu Reeves no papel principal, apesar de seu personagem estar mais para Dresden que Constantine, acho que deram o roteiro errado do filme).

Então se você curte literatura fantástica do tipo Percy Jackson ou Mundodisco com certeza ficará bastante entusiasmado com Dresden.

Boa leitura e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário