quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O Livro que deu origem a esse Blog

"Perdoa-me por ir te buscando tão torpemente, dentro de ti. Perdoa-me a dor, de alguma vez. É que quero tirar o melhor de você." (PEDRO SALINAS, La voz a ti debida). Estranho começar essa postagem assim, fora do autor do livro, mas é esta frase está nos créditos do livro que leva o nome deste blog, vamos conhecê-lo.

O Blog do Inquisidor
Autor: Lorenzo Silva
Título Original: El Blog del Inquisidor

Logo no início Lorenzo nos deixa com uma dúvida terrível, teria ou não escrito este livro? Pois suas palavras iniciais são: "Embora que o azar tenha me deparado com a oportunidade ou a obrigação de publicar-lo, não fui eu quem escreveu este livro", e continua nos contando que o livro foi escrito por alguém e ele o encontrou perdido na Internet (já não está mais disponível) e que simplesmente o traduziu (da língua inglesa) e o publicou. Golpe de Marketing? Estava se referindo a si mesmo ou a Teresa? Não sei, pois este é um livro que abre espaço a muitas perguntas e a muitos julgamentos.

O livro trata de uma historiadora, Teresa Valle, que encontra na Internet um blog contendo postagens intituladas "Caderno do Inquisidor", e nos remete a Espanha do Século 17 e trata do julgamento por heresia das Monjas e do Abade de um convento, só que o Blog está incompleto, faltando algo. Então Teresa tenta e consegue entrar em contato com seu autor, uma tal de Inquisidor, o que transforma o livro em duas histórias, o intenso relacionamento entre Teresa e o Inquisidor e os acontecimentos ocorridos no convento.

Não pense é um livro tenso muito pelo contrário, sua leitura é por demais agradável e interessante, tanto que devo confessar por muitas vezes li um determinado trecho mais de uma vez para fixar bem a ideia que o autor desejou passar. Um dos momentos mágicos do livro é quando o Inquisidor conta que estabeleceu uma teoria sobre os dois tipos de pessoas existentes: "Os Contábeis" e "Os Pródigos" (leia o texto completo aqui). Na minha opinião este é um livro que me trouxe muitos detalhes a tona, pois compartilho muitas das opiniões do Inquisidor, por exemplo veja essa a respeito do sexo: "Sou Heterossexual. Não entendo como um desprezo a outras opções. Provavelmente seja uma limitação de minha parte. Isso me passa como com o fumo. Se não fumo não é por motivos de saúde ou porque não queira cair no vício. Apenas nunca fui capaz de encontrar um motivo".

Um livro que mereceu ter o nome deste blog pois fiquei muito satisfeito de ter encontrado um bom livro que posso grafar algumas partes e usá-las como referências futuras.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário