quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Meta 2015 - 30 de 60 - As Portas de Fogo

Após o sucesso do filme 300 vi muitos livros falando sobre a fantástica Batalha das Termópilas, entre todos Steven Pressfield, um apaixonado sobre história militar, criou uma nova história, narrando os fatos acontecidos através de um Espartano sobrevivente.

Xeones, é um jovem grego que após sua aldeia ser terrivelmente arrasada por outra tribo Grega parte com sua prima e um ex-escravo velho para viverem nas montanhas, mas seu coração mantêm um sonho de se juntar ao Exército Espartano. Ao atingir a idade propícia consegue realizar seu sonho e se tornar um Arqueiro. É necessário explicar que cada soldado Espartano possuía uma pequena tropa de jovens que os ajudava com suas roupas, armas e caça (como os Cavaleiros Medievais) que serviam de suporte as suas atividades.

Narrando todo o sofrimento para se juntar aos Espartanos, Xeones vai narrando sua história a ninguém menos que o Rei Xerxes de modo que a mesma fique registrada para toda a humanidade. Bem diferente do filme, Xerxes é um Rei que ficou impressionado como poucos homens causaram um estrago tão grande em seu exército e fica muito interessado nos fatos acontecidos e na história do jovem grego.

Acredito que o livro foi bem mais fiel ao acontecido do que a história em Quadrinhos criada pelo genial Frank Miller (que depois virou o filme), mostrando que na verdade os gregos viviam em guerra entre si e que tiveram de se unir para combater um inimigo comum que desejava escravizá-los. Não espere algo heroico ou mesmo romântico, por exemplo, ao chegar na primeira aldeia após a sua ter sido arrasada, a prima de Xeones e cruelmente abusada sexualmente e após tudo isso, a única coisa que a jovem de 13 anos temia era que nenhum homem a desejaria para casar. Tudo aqui é mostrado de forma crua, como se realmente os fatos tivessem sido narrados por alguém que esteve presente nesta batalha.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário