sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Meta 2015 - 37 de 60 - O Iluminado

Stanley Kubrick é tipo ou adoro ou detesto seus filmes, dois de seus filmes, considerados "Clássicos" são (na minha opinião) horríveis: 2001, Uma Odisseia no Espaço - sinceramente não aguento os 12 minutos de Danúbio Azul e uma espaçonave rodando ao longe (durmo toda vez nessa parte e quando acordo o Robô já está matando todo mundo) e O Iluminado. Sendo que esse último é um excelente livro de Stephen King que consegui concluir essa semana.

Primeiro devo dizer que adoro Jack Nicholson, mas acho que a escolha de Shelley Duvall foi algo entre o terrível e de péssimo gosto que não tem absolutamente nada a ver com a Andy Torrance do livro (sensual e "LOIRA"). Agora o pior papel ficou para o ator Danny Lloyd, que fez o garotinho Danny (ou Doc como seus pais o chamam no livro).

Primeiro que coisa ridícula é aquela do Danny ficar passeando de velotrol o tempo todo pelo hotel? Aonde foi que arrumaram aquele "Labirinto" - no livro são plantas em forma de Animais do Parque infantil e fazem parte da primeira loucura de Jack? Ou o banho de sangue saindo do Elevador? Para quê aquelas gêmeas no corredor? Já cenas que são importantes no livro ficaram totalmente de fora do filme, onde estava o Tony (o amigo imaginário de Danny)? O que aconteceu com as Vespas que picam a mão do garotinho? Quem foi o gênio que achou que um Machado era melhor que o Taco de Croquet? Não vi a palavra "Redrum" (principal do livro) uma única vez, e finalmente que porcaria é aquela no final Jack aparecer "congelado na neve"? O mais engraçado é que as pessoas criticam por esse filme nunca ter ganho um Oscar. A pergunta é, só se fosse um Oscar de filme que jogou um excelente livro fora. A única coisa que salva o filme é a Loucura de Nicholson (que já tinha levado seu Oscar por "One Flew Over the Cuckoo's Nest" - Um Estranho no Ninho) e Kubrick soube explorar essa sua característica muito bem.

No livro tem uma referência clara a outro livro que comentei Viven! sobre os Uruguaios que ficam presos nos Andes e tem que praticar Canibalismo, principal medo de Andy - que durante sua estada no Hotel não quer de maneira alguma andar no elevador além de seu complexo com sua mãe. Já Danny é o grande responsável por muitas coisas que estão acontecendo no Hotel que deseja obter os poderes do garoto. Achei uma pena que um excelente livro tenha sido sacrificado dessa maneira, e só para se ter uma ideia, antes de lê-lo pensava que o título se devia a loucura de Jack só que na verdade se refere aos dons mediúnicos de Danny. O que faz muito mais sentido no contexto geral da obra de King que adora escrever seu "Terror Psicológico" e que Kubrick o viu mais como um enlatado do tipo Sexta-Feira 13.

Para corrigir essa injustiça em 1997 foi criado um especial para TV em 3 partes com a história verdadeira e mais condizente com o livro, é possível encontrá-lo em DVD - Assista aqui seu trailer:


Não me entenda mal, não odeio Kubrick e amo dois de seus filmes: Laranja Mecânica (A Clockwork Orange - que conseguiu captar o essencial do livro) e Dr. Fantástico (Dr. Strangelove - com o genial Peter Sellers).

Obrigado e boa leitura
Fernando anselmo

0 comentários:

Postar um comentário