segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Meta 2015 - 39 de 60 - A Colméia

A primeira história que li falando sobre vidas reais foi o quadrinho realista de Will Eisner chamado "O Edifício". Para quem desconhece, existe um prêmio dado ao melhor quadrinho (uma espécie de "Oscar" dos Quadrinhos) chamado "Prêmio Will Eisner" só assim pode-se imaginar a importância desse.

 Enquanto estava lendo essa obra realista de Camilo José Cela, me foi impossível evitar uma comparação com a obra de Will Eisner. A temática do livro se passa através de vários personagens que em comum tem de circular pelo Café de Dona Rosa - uma gorda irritadiça e autoritária que trata seus empregados com mão de ferro. Nesta obra várias histórias circulam.

Como a de Martín um poeta pobre que tenta viver de seus versos; Vitoria que está apaixonada por seu noivo porém o mesmo está com Tuberculose e ela precisa desesperadamente de dinheiro para seu tratamento; Visi a mulher de Roque e mãe controladora de suas filhas que apenas quer que elas se casem com um bom partido; Elvira, símbolo da decadência e sua vida está marcada por seu passado e pela fome.

Além disso a parte "proibida" do livro fica por conta de várias cenas de prostituição e homossexualismo, por este motivo o livro foi completamente censurada na época. E, assim como Will Einer fez com os quadrinhos, A Colméia abriu novas perspectivas a novela espanhola, tratando a vida como ela realmente é.

O título "A Colméia" se deve a incerteza dos destinos dos seres humanos, das pessoas que não sabem aonde vão, seres solitários que caminham sem rumo ou futuro e muitas vezes sem qualquer dignidade. Se acessar sua página na Wikipédia é possível encontrar o livro para baixar gratuitamente em formato e-book.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário