sábado, 7 de junho de 2014

Animal Farm

Essa minha semana foi marcada com a leitura de livro mais que sensacional. A Revolução dos Bichos de George Orwell (favor não confundir com o ator Orson Welles; ou H. G. Wells autor de Guerra dos Mundos). Este livro foi escrito no exato dia do meu aniversário (17 de agosto) mas o ano é um pouquinho diferente (1945, perto do final da 2ª Guerra Mundial), mas que segundo a Wikipédia a data em representa quando foi declarada a Independência da Indonésia.

Na minha opinião este livro deveria ser de leitura obrigatória em todas as escolas do mundo. Tudo se inicia quando os animais que são oprimidos pelo dono beberrão de uma fazenda se revoltam e tomam o poder.

A partir deste momento e muito claramente vemos três partes de um sistema, a primeira de um comunismo perfeito em sua essência sendo que cada espécie de animal é igual, age, trabalha e come de acordo com suas capacidades; um comunismo não tão perfeito aonde algumas espécies de animais começam a ser tratados de forma diferenciada até que finalmente o controle pela ditadura onde uma raça dominante possui o controle total da fazenda.

Não desejo em momento algum estragar sua leitura mas devo dizer que alguns acontecimentos são simplesmente revoltantes. Entre os bichos existe um cavalo, chamado de Sansão, que é forte e trabalhador e seu lema principal é: "Vou trabalhar mais arduamente" porém seu destino é simplesmente incrível (parecia que estava lendo livros do George R. R. Martin). Claramente vemos personagens como Nicolau II (Czar deposto na Rússia), Stalin e Napoleão Bonaparte, assim como representações de classes operárias, cultos a religiões e novas formas de comportamento.

A cena mais cômica fica por conta do grande líder Napoleão que após uma noite de bebedeiras acorda de ressaca e todos os bichos são avisados que o líder está mortalmente doente, alguns minutos depois que ninguém deve fazer qualquer barulho, passado o tempo o líder declara que qualquer um que beba Álcool deve morrer e finalmente a noite é anunciado que o líder passa bem para alegria geral da população.

Se pesquisar um pouco é possível encontrar um desenho bem antigo no YouTube, mas devo preveni-lo que o final do livro nada tem a ver com o final do desenho.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário