sábado, 21 de maio de 2016

A História de um TCC

Finalmente consegui, terminei minha Pós em Gestão Empresarial Avançada... Espera aí Fernando você não é de Informática? Tá querendo abrir uma empresa? Quer mudar de ramo? Virar consultor? Essas foram algumas das milhares de questões que tive que responder para todos os amigos que falava que estava fazendo Pós. E a resposta era sempre a mesma não, fiz essa matéria pois gosto de diversificar e entender o outro lado e por pouco não fiz uma em Gestão de Recursos Humanos, mas como já tenho muitos cursos na área de Psicologia resolvi ver a visão do Empresário.

Mas essa história é sobre o Trabalho de Conclusão de Curso, ou o famigerado TCC que tive de fazer para me formar. Nunca tinha feito um trabalho desse nível e como qualquer atividade na faculdade achava que tirava o meu de letra.


Não dava muita atenção para as piadas dizendo o quanto era difícil fazer um e passei o ano da faculdade apenas pensando no tema do meu trabalho achando que tudo seria muito simples. O primeiro tema que imaginei foi: Software Livre aplicado a Empresa. Seria simples, como explicar um buraco negro, falaria sobre software livre e como poderia ser aplicado a empresa.

Entenda uma coisa todo trabalho de final de pós deve apresentar um problema (uma pergunta) e essa deve ser respondida (sim ou não, certo ou errado), você não está defendendo uma tese está apenas comprovando uma verdade (a seu ponto de vista) - Isso foi o que disse o meu orientador quando viu o tema do trabalho. Então me deu um Quadro Associativo para preencher.
A coisa não parecia muito complicada, bastava colocar o problema, uma três hipóteses (recomendado, poderia cometer a loucura de aumentar se quisesse), os objetivos de cada hipótese e a metodologia que iria adotar para demonstrar cada hipótese.

Só com esse quadro resolvi mudar o tema para Adoção do Software Livre nas Empresas de Pequeno Porte. Quando descobri que teria que realizar uma pesquisa para comprovar uma das minhas hipóteses fiquei sem rumo, pois a hipótese era sobre "O empresário pode adotar sem medo o software livre pois existe uma comunidade que realiza o apoio e este é considerado suficiente para garantir a segurança". Como comprovar ou negar isso? Teria que realizar uma pesquisa com umas 20 ou 30 perguntas (e achar pessoas que as respondesse). Por experiência em grupos de usuários sei que as pessoas odeiam responder perguntas, esse tema estava fora de cogitação.

Resolvi então centralizado no Software Público Brasileiro (SPB), mais especificamente no Portal do SPB. E o tema foi modificado para: O Portal do Software Público Brasileiro pode ser utilizado por uma Empresa de pequeno porte de modo a lhe garantir sua sobrevivência. Então já tinha algo mais consistente para falar, ou seja, ao invés dos milhares de softwares livres existentes podia me restringir aos 50 e tantos disponíveis no portal e nesse universo apenas aqueles que permitissem gerir uma empresa, e surgiu uma nova mudança de tema: Benefícios do Uso do Portal do Software Público Brasileiro para a Empresa de pequeno porte

Teria sido um bom tema com os seguintes objetivos:
  • Permitir que um leigo em informática, conheça as diferenças entre o software livre e outras modalidades.
  • Definir o que é e para que serve o Portal do SPB como uma iniciativa da divulgação do conhecimento.
  • A situação atual do Portal do SPB em relação a comunidade.
  • Mostrar os casos de sucesso do Portal do SPB em relação a empresas de modo que o empresário possa utilizá-los em benefício de sua empresa.
  • Compartilhar informações e experiências.

Quando minha Orientadora perguntou: Como vai provar que um leigo de informática conhece essas diferenças? Como demonstrar a situação do Portal na comunidade? Aonde vai pesquisar os casos de sucesso? Quais informações e experiências vai compartilhar?

Nova mudança de tema: Reconhecimento do Portal do Software Público Brasileiro por parte do Empresário da Micro e Pequena Empresa como modo ao Gerenciamento da Informação. Agora a coisa estava bem limitada em um universo conhecido e até meus objetivos estavam bem consistentes:
  • Definir e identificar o que vem a ser Software Livre em comparação a outras modalidades de software.
  • Conhecer o Portal do SPB como iniciativa do Governo Brasileiro na divulgação do conhecimento.
  • Perceber a atual situação do Portal do SPB em relação a comunidade e seus usuários. Por consequência, verificar o conhecimento da sociedade brasileira (incluso seus empresários) a respeito do Portal do SPB.
  • Detalhar alguns dos aplicativos disponíveis no Portal do SPB como forma de auxiliar ao empresário da micro e pequena empresa brasileira através de soluções de gerenciamento automatizadas como modo a lhe permitir gestão da informação.

Se não fosse por um pequeno porém, cadê minha hipóteses? Quais eram? O que queria provar ou demonstrar? O que tinha lançado? E como iria analisar o grupo empresarial apenas da micro e pequena empresa? Comecei a me sentir vítima das piadas sobre o TCC.


Tenho agradecer a Deus pela Orientadora que tive que me ajudou a achar o caminho das pedras. A solução estava bem na minha frente, nova mudança de tema e mais uma limitação. Agora com o tema: Reconhecimento do Portal do Software Público Brasileiro por parte do Empresário ativo das redes sociais como caminho à Gestão da Informação. E as hipóteses que desejaria demonstrar seriam:
  • Raros são os usuários das redes sociais que possuem conhecimento e utilizam o Portal do SPB de modo constante.
  • Nesse meio das redes sociais, podem até existir empresários que conhecem e utilizam o Portal do SPB de modo constante, porém em muito baixo número.
  • O Portal do SPB é pouco utilizado para a geração de oportunidades de negócio.

Com pesquisas poderia comprovar se estavam certas ou não, ou seja, já tinha meu tema, hipóteses, objetivos e metodologia que iria usar. Meu TCC estava pronto.

  

E essa foi a história desse TCC, o coloquei disponível aqui se desejar lê-lo. Uma única verdade em toda essa história que me restou nisso tudo foi: Não desista, o pior dos trabalhos pode ser vencido, ajustado e virar uma realidade. Na pior das hipóteses conte com "Mãe Júlia do TCC" e encare tudo com bom humor.


Boa leitura e até a próxima
Fernando Anselmo



0 comentários:

Postar um comentário