domingo, 29 de maio de 2022

Embarque nessa História - País Destino: Brasil

Quem aqui no Brasil ainda não assistiu ao Auto da Compadecida? Ficou extremamente famoso o filme de Guel Arraes com as atuações brilhantes de Matheus Nachtergaele e Selton Melo nos papéis principais, porém devo escrever sobre a obra e não sobre o filme, pois é a primeira vez que vi um filme superar a obra.

Auto da Compadecida foi escrita pelo brilhante Ariano Suassuna é mostra em forma de um roteiro de teatro (em 3 atos) um retrato claro e limpo sobre o interior e a vida do Nordestino, considerando seus medos, supertições, sua vida e principalmente sua religiosidade. Mencionei que o filme supera a obra? bem o livro pode ser resumido assim: Primeiro Ato mostra João Grilo e Chicó tentando convencer a Padre João e ao Sacristão bezer, para logo em seguida enterrar uma cachorra; Segundo Ato temos a aparição do Bispo e em seguida o cangaceiro e todos com excessão de Chicó são mortos; e Terceiro Ato a conclusão com o Auto da Compadecida propriamente dito e só, tanto que curiosamente o título do filme em inglês é "A Dog's will" (O Testamento da Cachorra). 

Todas as outras cenas que aparecem no filme (como a história de Rosinha - filha do Coronel) ou o duelo entre os valentes da cidade simplesmente não existem. Porém o livro é bem divertido e realmente vale a pena lê-lo (apesar de ser bem curto), no YouTube é possível descobrir a peça encenada.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário