domingo, 12 de junho de 2022

Embarque nessa História - País Destino: Rússia

O acidente de Chernobyl foi o mais incrível e terrível na história nuclear, primeiro o descaso do governo tentando esconder todas as evidências sobre o caso e segundo o descaso com sua própria população que teve que sacrificar aos milhares.

Este é um relato crú de um pesquisador sobre a tragédia ocorrida no dia 26 de abril de 1986, e mostra bem a incompetência, burocracia e descaso do governo comunista da extinta U.R.S.S. O autor entende bem do assunto e foi consultor da série de mesmo nome que passou na HBO. Interessante de se notar que antes mesmo de falar de Chernobyl propriamente dito ele começa por outros "acidentes" nucleares, citando inclusive o caso do Césio no Brasil.

É um livro inquietante, ver como as coisas aconteceram e que poderiam ter sido facilmente evitadas se não fosse pelo excesso de burocracia do regime comunista, e principalmente pelo sacrifício das pessoas por tentar controlar um desastre que ainda poderia ter sido muito, mas muito pior.

Este não é um livro escrito para agradar ou para fazer rir, muito pelo contrário, mas para deixá-lo inquieto a cada página lida, porém como o próprio autor cita as usinas nucleares são um mal necessário e trata-se da energia que menos mata se for compará-las com outras.

Boa leitura,
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário