quinta-feira, 30 de junho de 2022

Embarque nessa História - País Destino: Polônia

A ganhadora do Nobel Olga Tokarczuk me brindou com esse inusitado livro que não fazia parte dos meus planos lê-lo, mas ao vasculhar um livro na biblioteca fiquei curioso a ponto de pegá-lo.


Janina Dusheiko, ex-engenheira de pontes, atual astrólo e professora de inglês que garante uma renda extra como vigia e reparadora de algumas propriedades vizinhas a sua durante o longo inverno em um conjunto de casas perto de um vilarejo polonês, localizado próximo à fronteira com a República Tcheca. Tem um dia sobressaltado quando seu vizinho próximo, apelidado por ela de "Pé-Grande" vem a óbito engasgado com um osso de corsa (que tinha caçado ilegalmente).

Dusheiko (como gosta de ser chamada) é uma ferrenha ativista dos direitos dos animais e começa a pregar que aquela morte tem haver com uma vingança armada pelos bichos (curioso que até o chupa-cabras aparece na história), logo em seguida uma série de outras mortes acontecem.

Acompanhar a interessante vida dessa mulher é algo inusitado e intrigante, principalmente para nós (e me incluo nesse bando) carnívoros que não damos a mínima ao sofrimento de como carnes vão parar nos açougues, contado friamente por ela e que nos faz pensar muito se realmente estamos agindo corretamente ou como disse simplesmente não nos importamos.

No melhor estilo de Agatha Christie essa história prende até o seu derradeiro capítulo final, que a meu ver é de um brilhantísmo que raramente vejo em livros e que sinceramente valeu cada minuto de leitura.

Boa leitura e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário