domingo, 29 de maio de 2022

Embarque nessa História - País Destino: Inglaterra


Na verdade poderia escrever que o País Destino é a Oceania pois é lá que nos encontramos aonde Eric Arthur ou melhor Geoge Orwell (seu pseudônimo) cria um continente utópico que é controlado pelo Partido.

O livro acompanha a vida de Winston Smith um funcionário do Partido que trabalha no Ministério da Verdade, que na verdade mesmo o que ele faz é alterar as histórias de publicações para que elas sejam verdades, o mais curioso é que ele começa a crer nisso, porém a cada dia que passa e a cada nova mentira, cresce nele uma revolta surda. Existem dois outros continentes no livro Eurásia e Lestásia e sempre com uma delas o Partido está em guerra enquanto que a outra é aliada, porém é uma situação que muda constantemente.

Além disso o Partido era representado pelos quatros Ministérios: Ministério da Verdade, responsável por tudo que é escrito seguindo a lógica de que o Partido é infalível e nunca erra, ou seja, o tempo todo os registros devem ser alterados; Ministério da Paz, responsável pela guerra ou por estar em guerra com algum dos outros dois continentes; Ministério da Fartura, responsável pela economia que sempre poda a população; e Ministério do Amor, responsável pela espionagem e controle da população e inclusive os filhos são instigados a denunciar seus pais.

Smith vive uma vida quase miserável, seus cigarros se desfazem ao toque, a comida parece mais com uma lavagem, falta-lhe tudo de lâminas de barbear a chá, até o chocolate é racionado. Para piorar sua situação ainda existe a TeleTela que o vigia constantemente e a figura do "Grande Irmão" que é uma entidade herói, líder e Deus do Partido.

O mais cruel do livro é o capítulo no qual Smith descobre a verdade por trás daquilo tudo, cruel pois pode bem ser aplicado na realidade, não acredita? Existem três classes: Os membros do Partido Interno, extremamente ricos e não sofrem as sanções impostas aos outros; Os membros do Partido Externo, que representa a classe média e são os trabalhadores do Partido; e Os Proletáriados que são os pobres.

Existe um excelente filme com John Hurt, Suzanna Hamilton e  Richard Burton lançado em (curiosamente) 1984.

 

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo


0 comentários:

Postar um comentário