sábado, 15 de fevereiro de 2014

O Oito

Pelo título pensava em se tratar de mais um livro sobre assassinatos em série, mas qual foi minha surpresa ao descobrir que é uma história basicamente sobre Xadrez. Acabou por se tornar uma ótima surpresa com um livro bem interessante onde a história se passa desde a época medieval até aos dias atuais, algo em torno de 1790 até 1973, com a busca do misterioso e fictício Xadrez de Montglane que pertenceu a Carlos Magno e foi um presente dos Mulçumanos.

O Enigma do Oito
Autora: Katherine Neville
Título Original: The Eight

Duas noviças da abadia de Montglane, Valentine e Mireille são enviadas a França com uma missão, cada uma vai com uma peça do famoso xadrez de Carlos Magno que conta a lenda possuía poderes misticos com o objetivo de escondê-las pois o convento está correndo o risco de ser fechado. A partir deste ponto várias histórias se misturam e todas giram em torno de um jogo em busca desse irreal xadrez. Para aqueles (que como eu) adoram jogar xadrez e uma boa história este é um prato cheio, no livro muitos personagens históricos aparecem, tais como, Napoleão, Robespierre, Rousseau, Giacomo Casanova, Muammar al-Gaddafi, William Blake, Voltaire, Isaac Newton, Catarina a Grande e o próprio Carlos Magno em uma inusitada partida de Xadrez. Também são retratados alguns importantes acontecimentos históricos, tai como, a Queda da Bastilha, a Revolução Francesa e as pesquisas de Napoleão no Egito.

Obviamente que em um livro como este não podia faltar muita fantasia, então Alquimia, a Pedra Filosofal e a Fonte da Juventude são também tratados. É uma maravilhosa história de descobertas como por exemplo a explicação para "O Passeio do Cavalo" que é um problema matemático envolvendo o movimento da peça do cavalo no tabuleiro de xadrez, no qual esta deve percorrer todo o tabuleiro sem repetir qualquer casa que já tenha passado. Se gosta de numerologia o livro tem este título por causa do seguinte:

  • 8 foram os mouros que transportaram o Xadrez para Carlos Magno.
  • 8 é um número místico em várias culturas.
  • 8 são as casas horizontais e verticais em um tabuleiro de xadrez.
  • 4 vezes 8 são as peças de xadrez.
  • 8 vezes 8 são as casas que contém um tabuleiro de xadrez.
  • E se desvendar outros "8" que aparecem no livro este começa a perder a graça.
  • E um 8 deitado é a forma do infinito.

Agora a parte mais atraente do livro é sem dúvida Lily e seu cachorrinho de estimação "Carioca". Este cachorro é digno de Milú (cachorro do personagem Tintin), é muito divertido todas as confusões na qual ele se mete, inclusive ao morder a perna do Chefe da Polícia Secreta de Argélia em uma cena que tive que parar a leitura por vários minutos para conseguir parar de rir.

Boa Leitura e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário