segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Meta 2015 - 44 de 60 - O Apanhador no Campo de Centeio

Durante muito tempo queria ler esse livro de J. D. Salinger, porém nunca tinha lido qualquer resenha sobre o livro e imaginava "pelo título" algo completamente diferente, como um livro de suspense. Bem, não se deve julgar um livro pela capa, muito menos pelo título.

O livro conta a história narrada por Holden Caulfield, um jovem de dezessete anos que é expulso do colégio e resolve passar um final de semana passeando pela cidade de Nova York. Holden é um jovem com uma peculiar visão das pessoas que o cercam que em sua visão são falsas e superficiais, na verdade uma das poucas pessoas que acha experta é sua irmã pequena, na qual tem a maior admiração.

Não espere algo extraordinário do livro, pois não acontece absolutamente nada, Holden tem vários encontros, em um dos casos com duas freiras que pelo simples fato de carregaram um cesto acha que são pedintes do "Exército da Salvação", mesmo com elas afirmando que trabalham em um colégio, Holden lhes dá 10 dólares para ajudarem aos pobres sem mais nem menos (isso porque seu dinheiro já está acabando e algumas páginas atrás disse que teria de economizar).

Provavelmente Salinger quis escrever um livro mostrando o "pior" período na vida de uma pessoa - As Confusões de um Adolescente (que seria inclusive um título melhor para o livro) - algumas estranhas curiosidades mórbidas sobre este livro:

  • O assassino de John Lennon, Mark David Chapman, carregava este livro consigo no dia em que cometeu o crime. Segundo seu testemunho, estava lendo o livro minutos antes de tentar o suicídio e da obra teria tirado inspiração para matar John. 
  • O atirador que tentou matar Ronald Reagan em 30 de abril de 1981, afirmou a mesma coisa.
  • O assassino de Rebecca Schaeffer, Roberto John Bardo, carregava consigo o livro quando a matou. 
  • No filme "Teoria da Conspiração ", Mel Gibson faz o papel de um motorista de táxi psicótico, que acha que todos estão contra ele, ele possui uma compulsão, comprar diariamente este livro, em sua casa existem milhares de exemplares dessa obra.
Como disse é um livro estranho, não senti a menor vontade de matar ninguém ou de cometer suicídio, mas não o recomendaria para um jovem com problemas de inclusão social.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário