terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O Caderno

Devo confessar que sou um sentimental em relação a histórias de amor, tais como em filmes como "Mensagem para Você" que me agradam filmes os finais felizes, choro muito quando o mocinho beija a mocinha e tudo acaba em flores tem muitos filhinhos e vivem felizes para sempre. Antes de começar vamos a uma pequena poesia de Noah: Nestas últimas e ternas horas, o amor é sensível e puro Vem, luz da manhã, com seu luminoso poder para despertar meu amor eterno.

O Diário de uma paixão
Autor: Nicholas Spark
Título Original: The Notebook

Ridiculamente escolheram um título tão meloso para um excelente livro, rezo para que um dia essa mania chata de mudar os títulos termine. Este é um livro com várias histórias em uma, a história começa na época atual onde um ancião que está em um hospital vai ao quarto de uma mulher que sofre de Alzheimer para lhe ler uma história sobre o que aconteceu no verão de 1946 com Noah e Allie, contar o que aconteceu após uma amarga separação porque eram de níveis sociais diferentes, até seu reencontro anos mais tarde onde Noah tinha comprado a casa de seus sonhos e Allie se encontrava prometida para casar com outro homem.

Sim é uma grande história de amor e pense em filmes como "Meu primeiro amor" e "As Pontes de Maddison" juntos, é de ficar com o coração na mão a cada página implorando para que os dois terminem juntos. Não pretendo estragar um sensível final mas como disse o livro conseguiu me arrancar várias e várias lágrimas, parecia que tinha descascado um saco de cebolas enquanto lia. Uma das cenas do reencontro é simplesmente maravilhosa de se ler e imaginar:

Estavam no meio de um pequeno lago, alimentado pelas águas do Rio Creek. Não era grande, talvez uma centena de metros de largura, mas Allie estava surpresa que apenas alguns segundos antes, estava completamente escondido da vista.
Era espetacular . Estavam literalmente rodeado por cisnes e patos selvagens. Milhares de aves. Algumas nadavam tão perto que não dava para ver à água. De longe, os grupos de cisnes pareciam com icebergs.
- Oh, Noah ! Finalmente disse baixinho, é lindo!
Observavam a cena em silêncio por um longo tempo. Noah apontou para um grupo de filhotes recém-nascidos que seguiam um bando de gansos ao longo da costa, lutando para se recuperar. Enquanto o barco singrava as águas, o ar estava cheio de gritos e silvos . A maioria das aves mostraram-se totalmente indiferente à sua presença. As únicas que que se fixavam nelas eram as que foram forçadas a se mudar para dar passagem a canoa. Allie estendeu a mão e tocou os cisnes mais próximos, sentindo as penas cerdas sob seus dedos. Noah entregou-lhe o saco de pão. Ela jogou migalhas de água, favorecendo os mais jovens, e riu-se ao vê-los nadando em círculos, à procura de comida.

Em 2004, foi realizado o filme dirigido por Nick Cassavetes e protagonizado por Ryan Gosling e Rachel McAdams nos papéis principais. Devo confessar que não assisti ao filme, porém vendo o trailer me pareceu bem fiel ao livro e me trouxeram várias lembranças e mais algumas lágrimas (pode isso, chorar vendo um trailer? Já disse sou um sentimental):


Agora com licença que vou comprar alguns Klinex e passar em uma boa locadora para corrigir essa minha falha cinematográfica (repare que a cena dos Cisnes está presente no trailer).

Obrigado e Boa Leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário