segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Opúsculo

Não, o título não está errado, e deixe-me esclarecê-lo com um trecho do livro: "CAMINHAMOS JUNTOS, NOSSOS DEDOS INDICADORES romanticamente entrelaçados. O cemitério crescia à nossa frente, encoberto pelo escuro nevoeiro da noite, iluminado somente por um facho de luar. Crepúsculo! Quero dizer, Opúsculo." Espero que não leve este livro muito a sério pois foi escrito por The Harvard Lampoon que é uma revista de humor e sátira ligada à Universidade de Harvard.


Opúsculo - A Paródia
Autor: The Harvard Lampoon
Título Original: Nightlight 

Posso dizer que este é um livro bem curto (com apenas 142 páginas) mas bem agradável, principalmente se leu o livro Crepúsculo. Como no livro original, aqui temos a narração da jovem Belle Goose e dos momentos vividos ao se mudar para a pequena cidade de Switchblade e está louca para encontrar com Vampiros. Na escola ela conhece o misterioso Edwart Mullen, que como diz Belle: "Edwart. Eu nunca havia conhecido um rapaz chamado Edwart antes. Na verdade nunca tinha conhecido qualquer ser humano chamado Edwart. Era um nome que soava engraçado. Muito mais divertido que Edward". O mais interessante é que ficamos sem saber se Edwart é ou não um Vampiro principalmente com as conclusões de Belle: "Sentei-me no chão da enfermaria e assumi uma postura de meditação, minhas mãos pousadas com as palmas para cima sobre minhas pernas cruzadas. Comecei a murmurar - Ommm. Minha mente estava trabalhando rapidamente: aquela coisa vermelha na boca de Edwart, sua chegada com atraso á aula durante o laboratório de sangue, os morcegos, Transilvânia... Não fazia sentido. Pensei mais. Tomei um refresco de fruta de garrafinha. Pensei um pouco mais. Então, de repente, lembrei-me do acidente, e do corpo á prova de neve de Edwart, e de seus olhos que mudavam de sei-lá-que-cor para verde, e eu descobri. SIM! VAMPIRO!".

O livro não é nenhuma obra de literatura mas pelo menos conseguiu me arrancar bastantes risadas com alguns momentos totalmente inusitados, principalmente porque vou confessar que li todos os livros da saga Crepúsculo o que me fez rir ainda mais comparando. Agora fica um aviso, se é fã da série original de Stephenie Meyer recomendo que passe muito longe desse livro e se resolver lê-lo imagine algo como as paródias dos filmes da série "Todo Mundo em Pânico".

O que mais gostei neste livro é que do meio em diante fica totalmente imprevisível com a mudança do roteiro do livro original, e inclusive me fez lembrar um antigo filme de Roman Polanski "A Dança dos Vampiros" (The Fearless Vampire Killers - 1967). É um livro para tirar totalmente o mau humor e não espere rir a cântaros, mas pelo menos espere uma leitura agradável e divertida.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo



0 comentários:

Postar um comentário