quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Dresden e os Lobisomens

O tema Lobisomens poderia se tornar algo chato e batido, com o título de Lua Cheia podemos inclusive confundir esse título com a saga Crepúsculo (e esperar um Jacob nu da cintura para cima, engraçado que como Hulk a calça nunca rasga). Graças que a criatividade de Jim Butcher andou em alta neste livro e no máximo temos uma bela Loba.

Lua Cheia - Livro 02 da Saga de Dresden 
Autor: Jim Butcher 
Título Original: Fool Moon - Book Two of the Dresden Files

Disse na postagem anterior que tinha adorado o primeiro livro e realmente as histórias são surpreendentemente interessantes, neste começo de ano pretendo dar continuidade a essa saga. Após os acontecimentos do primeiro livro, Dresden é finalmente chamado pela Tenente Karrin Murphy para auxiliar em um novo caso, dessa vez, os corpos são achados totalmente despedaçados e o que parece por um lobo. Além de enfrentar a descrença da polícia, o bruxo também vai ter que enfrentar o FBI que está a cargo desses assassinatos. Mas que Dresden leva tudo com bom humor de sempre:

E, por trás da mordaça, comecei a rir. Não pude evitar-lo. Ri, e soou como que me afogara em um charco de águas estancadas.
Todas as peças encaixavam.

Antes que se pense em algum plágio (ou semelhança) com Harry Potter, deixe-me dizer que o nome completo de Dresden é Harry Blackstone Copperfield Dresden, e esse Harry vem de Houdini, ou seja, o nome é a composição de nomes de grandes mágicos (como ele mesmo cita) uma singela homenagem de seu pai (que era mágico e não bruxo) quando ele nasceu.

Mais alguns detalhes da vida do personagem são expostos, ou seja, provavelmente o autor vai abrir aos poucos o personagem a cada livro. O detalhe mais marcante do livro é realmente conhecer todas as raças existentes de homens lobo. Segundo o cinema um homem lobo é alguém que é mordido por outro e na próxima Lua Cheia sofre a maldição de se transformar no bicho e só pode ser morto com balas de prata. A criatividade de Jim permitiu muito mais. Vejamos esse diálogo entre Dresden e Bob (um esqueleto incorporado por um espírito com memória de computador):

- Assim que havia homens lobo naquela época
- Está me gozando? - exclamou Bob - Estavam em pleno apogeu. Havia de todas as classes: Hexenwolves, Lobisomens, Licantropos e Loup-garou. Todas as classes de lupinos zoomorfos que possa imaginar.
- Zoo quê? - perguntei.
- Zoomorfos - repetiu Bob - Qualquer coisa que pode mudar de forma humana para a animal. Os homens lobo são Zoomorfos. Também os homens urso, os homens tigres, os homens búfalos...
- Búfalos? - perguntei.
- Claro. Alguns xamãs nativos americanos podem transformar-se em búfalo. Porem quase todos se transformam em predadores e, até muito pouco tempo, os homens lobo eram os predadores mais temíveis na Europa.

Pode-se dizer que as histórias deste bruxo sempre são uma mistura entre a comédia pura e a seriedade de Stephen King, sempre é uma surpresa a cada capítulo.

Boa leitura e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário