domingo, 19 de janeiro de 2014

Cruzados e Intrigas uma boa combinação

Adoro os livros de História Medieval, e por favor não confunda "O Senhor do Anéis" ou "Crônicas de Fogo e Gelo" com histórias medievais, pois as terras passadas por eles sequer existiram é a mesma coisa de Conan. Livros de Histórias Medievais podem até ser fantasiosos, mas pode-se dizer que existe como cenário a parte histórica, por exemplo existiram os Templários e existiu realmente Saladino que foi um chefe militar muçulmano e se tornou sultão do Egito e da Síria. O que pode não ter existido e a história criada em torno deste livro.

O Laço Púrpura de Jerusalém
Autor: Jesús Maeso de la Torre
Título Original: El Lazo Púrpura de Jerusalén

Este é um daqueles livros que sabemos que a história vai ser muito boa logo nos primeiros capítulos. Começa com o julgamento do Templário Brian de Lasterra acusado de matar um colega Urso de Marsac e deserdar de Terra Santa, então o que temos é toda a história da vida de Brian desde sua entrada para lutar nas Cruzadas. Mas não pense que a história é apenas isso, pois também temos o roubo de alguns objetos de uma fortaleza Templária, o encontro de Brian com Saladino para devolver um Alcorão perdido, as disputas pelos lugares sagrados durante a Última Cruzada. Ou seja, é uma real novela medieval histórica capaz de prender o fôlego atrás de cada página.

Vamos a um pequeno trecho desse grandioso livro quando Brian reencontra os pais e cheios de orgulho por saber que o filho se tornou uma lenda se surpreendem que Brian tenha se encontrado com o próprio Saladino (que todo cristão julga ser a verdadeira cria do Inferno):

Brian soltou uma sonora gargalhada e disse com o olhar afável disse:

- Ele é um Príncipe de fiéis muçulmanos e homem austero, piedoso, caridoso e cortês, e tão bom soldado como a nós mesmos, pai. Ele é um cavalheiro de honra. Só que é um outro sangue e outra fé que a defende com toda a alma. Como você e eu. Sabia que ele deu um presente?

Brian poderia dizer que ao entregar alguns presentes e expor sua admiração pelo xadrez presenteado por Saladino, suas figuras de cristal e talhado em ouro, iluminada por candelabros, a lareira e as velas amarelas, adquiriu uma qualidade próxima da humana. Não havia tido a ocasião de admirar com atenção e, naquele momento, parecia esquisito e bonito. A admiração da família chegou a um entusiasmo inesperado. O mérito tinha contratado Brian , que até mesmo o inimigo dos inimigos da cruz ofereceu amizade e presentes? Os menestréis, que cantavam um pequeno coro, silenciaram sua canção.

Deixou o badalar dos alaúdes, com harpas e se fez um silêncio feliz na sala. Familiares, escudeiros, os nobres da casa, vassalos convidados e os empregados domésticos fixaram os olhos no objeto extraordinário que brilhava como uma centena de sóis. Suas retinas nunca tinha contemplado um tesouro de excelência.

Este é um livro fantástico e muito bom para entender algumas coisas que se passavam naquela época como o fanatismo das pessoas sobre a religião, o poder superior da Igreja em relação a Reis, a força de boatos que podem destruir as pessoas e principalmente sobre Os Templários.

Boa Leitura e até a próxima
Fernando Anselmo



0 comentários:

Postar um comentário