Crônica de um Rei Atordoado
Autor: Gonzalo Torrente Ballester
Título Original: Crónica del rey pasmado
No início do Século XVII, o Rei de Espanha - quase um garoto - após passar uma noite em um prostíbulo, confessa seu desejo durante uma missa em ver a Rainha nua, só que obviamente encontra a oposição da recatada Igreja da época. Os maridos só podiam fazer sexo com sua esposa na ocasião de terem filhos e ainda era recomendado que eles dormissem em quartos separados. Só que o Rei encontra um apoio totalmente inesperado um nobre Conde (vindo de não se sabe de onde) e um Jesuíta.
A tensão aumenta pois até mesmo a Santa Inquisição resolve entrar no jogo de proibição e começa a querer condenar o Rei por heresia. A população se sente dividida entre uns confessando que o desejo do Rei é legítimo e outros achando aquilo um total absurdo e assim a história se passa por várias facetas. Para piorar a situação o exército está em um momento crucial e a população começa a achar que o Rei pode acabar contrariando a Deus. O final é completamente inesperado e não pretendo de maneira alguma estragá-lo.
Este é mais um daqueles livros de bolso (bem curto com apenas 192 páginas) que rapidamente lemos e que em momento algum deixa de ser divertido.
Boa Leitura e até a próxima
Fernando Anselmo
0 comentários:
Postar um comentário