domingo, 10 de maio de 2015

Meta 2015 - 20 de 60 - Free

O último livro dessa seleção de Negócios é o que mudará para sempre a cabeça de qualquer um relativo a como ganhar dinheiro nessa nova era. Quando era pequeno ouvia muito falar da Era de Aquário onde o mundo seria mais justo e todas as pessoas seriam felizes essa era já começou e realmente muita coisa mudou alguns simplesmente não acreditam.

Muitas empresas conseguem ganhar dinheiro dando gratuitamente algum serviço, vou começar com um exemplo fora do livro, na área de cursos de informática uma empresa (antes desconhecida) chamada Caelum começou a distribuir gratuitamente em seu site as apostilas de seus cursos que são de altíssima qualidade para qualquer um, o resultado disso foi que seu nome ficou conhecido no mercado e hoje é uma das empresas de referência no mercado de cursos de informática.

O livro trata exatamente dessa relação dar para receber, o primeiro caso tratado no livro é de uma empresa que vendia por Tele-atendimento só que não vendia muito bem seus produtos até o dia que resolveu publicar um catálogo com mais de 300 páginas com fotos em alta qualidade de seus produtos e o distribuiu gratuitamente para seus possíveis clientes além disso a entrega seria realizada sem despesas, esse simples fato fez com que as vendas atingissem patamares não sonhados a transformando em uma das principais empresas no mercado. Ou outra empresa que vendia "Pó de Gelatina" só que na época ninguém usava isso, o que a empresa fez? Publicou um livro com várias receitas e o distribuiu gratuitamente, resultado similar a todas essas empresas já citadas. Ou seja, pensar em dar algo de graça para que no futuro existam demandas para seus produtos pode não ser tão estranho assim. Empresas como Amazon e Submarino constantemente agem dessa forma, barateando muito seus produtos e dando o frete gratuito.

Porque atualmente existem empresas que investem milhões para distribuir suas distribuições de Linux gratuitamente? Red Hat e Canonical tem sido referência quando se fala de novas gigantes no mercado de informática, qual o segredo? A venda de serviços, dá-se o sistema operacional de qualidade e gratuito mas cobra-se pelo suporte a grandes empresas que necessitam de especialistas para configurar seu parque de máquinas.

Algo muito interessante acontece com o Grátis a queda assustadora de produtos, quanto custava um pen-drive com meros 32 Mb a alguns anos atrás e hoje esse é o preço de um pen drive com 2 Tb (a medida é essa mesma Terabytes de informação). Ou seja, quanto valeria o primeiro pen drive? Essa é a Lei de Moore que citei no artigo anterior a esse, os preços devido ao aumento de tecnologia caem assustadoramente e muitas vezes (como comerciantes) ficamos perdidos com vários produtos em estoque desvalorizados.

Esses cinco livros (Cruzando o abismo, Wikinomics, A Estratégia do Oceano Azul, A Cauda Longa e Free) deveriam ser leitura obrigatória para qualquer administrador ou mesmo para o Empresário que deseja iniciar seu negócio nessa nova Era de Aquário e como a pensar um pouco fora da caixa.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário