domingo, 22 de março de 2015

Meta 2015 - 12 de 60 - Perdido em Marte

Não tinha a menor dúvida que esses 60 livros que separei para ler durante o ano me reservava algumas boas surpresas, esse foi o caso de "The Martian" que traduzido para o Brasil ficou "Perdido em Marte" (caramba o que se passa na cabeça desses tradutores), tudo bem que o título ficou condizente com a situação do livro mas se o autor definiu que o título seria "O Marciano" qual é o problema? E durante todo tempo o personagem brinca com a situação em ser um autêntico Marciano.

Devo dizer que esta obra é fantástica, seu autor Andy Weir é um programador, mas que poderia muito bem se passar por um engenheiro, químico, biólogo, botânico, faz-tudo e principalmente por alguém que consegue realmente prender seu leitor da primeira a última página de um modo muito mais eficiente que Dan Brown.

A história é muito simples, um astronauta fica preso em marte, seus companheiros foram embora achando que ele havia morrido. Só que o drama de Mark Watney está apenas começando, uma nova nave tem previsão de chegar no planeta vermelho (que é dessa cor por causa da ferrugem do ferro predominante no solo - aprendi isso com o livro) somente daqui a 4 anos, porém a comida vai acabar e a primeira providência e arrumar o que comer.

Em meio a muitas confusões, que incluem viagens de carro por quase todo o planeta, ter que arrumar água e hidrogênio, depenar uma sonda e uma nave espacial, se comunicar por meio de código morse e ser observado por uma "Paparazi do Espaço", qual será o destino de Mark que tem tudo para terminar morto.

Para minha grata surpresa, enquanto estava lendo, descobri que este livro vai virar um filme dirigido por ninguém menos que Ridley Scott (Leia-se toda série Alien, Gladiador, Blade Runner e muitos outros) e Matt Damon no papel de Mark. Assista aqui o trailer do filme:


Obrigado, boa leitura e bom filme
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário