sábado, 30 de janeiro de 2016

Tutorial - Crie seus livros em papel

Quantos livros possuímos em PDF que desejaríamos ter em papel? Primeiro, existem dois tipos de livros aqueles que não temos autorização de imprimir e aqueles que possuímos autorização, por serem livres. E deste segundo grupo que pretendo tratar e gostaria de lembrar que: Pirataria é Crime.

O objetivo deste tutorial é permitir que com uma impressora comum (de Jato de Tinta) e algumas folhas consigamos produzir um livro a partir de um PDF. Como toda boa receita, vamos aos materiais necessários:
  • Um impressora Jato de Tinta (de preferência com um Bulk Ink implantado).
  • Folhas de papel em branco (quantidade necessária para imprimir 1/4 do livro)
  • 1 folha de papel de boa qualidade para a capa (gramatura maior que a comum)
  • Sargentos e/ou Morsa de Bancada
  • 2 tábuas de madeiras fortes (tamanho 30cm x 5cm)
  • Estilete
  • Régua
  • Cola
  • Barbante de algodão
Obviamente devemos imprimir o livro, o número de páginas do livro definirá a quantidade de papel necessária. A ideia é que em uma folha serão impressas 4 páginas do livro, ou seja é necessário 1/4 de folhas de papel para imprimir o livro completo.

Abrir o PDF com o Adobe Reader e imprimir as páginas ímpares, veja a imagem:


Modicar a propriedade Subset para Odd Pages Only. A propriedade Page Scaling para Multiple pages per sheet. A propriedade Pages per sheet para 2. E a propriedade Page Order para Horizontal.

Uma vez que todas as páginas foram impressas, colocar novamente o papel na impressora (ao contrário) e imprimir as páginas pares, veja a imagem:


Modicar a propriedade Subset para Even Pages Only. A propriedade Page Scaling para Multiple pages per sheet. A propriedade Pages per sheet para 2. E a propriedade Page Order para Horizontal Reverse.

Essa última propriedade é o pulo do gato, ou seja a sequencia fará com que na meia folha tenhamos de um lado as páginas 1 e 3, do outro lado 2 e 4. O resultado final será esse:


Agora, dobrar a primeira folha ao meio (apenas para deixar a marca), desdobrá-la e colocá-la junto as outras. Juntar bem o papel. Colocar a régua por cima e cortar com o auxílio do estilete (separar todas as folhas ao meio). Juntar todas as páginas na sequencia correta do livro e colocar uma madeira em cada um dos lados (deixando uns 4 centímetros do topo) e prender com os sargentos. Do seguinte modo:


Abrir sulcos com o estilete, a uma distância de uns 2 dedos entre um sulco e outro.


Em cada um dos sulcos coloque um pouco de cola e um pedaço do barbante, cortar o barbante a medida que passar para o próximo sulco. Ao término colocar bastante cola em toda parte superior.


Deixar secar um pouco, enquanto isso, pegar o papel com a gramatura maior (que foi selecionado para a capa) e imprimir a capa com a seguinte configuração:


Modicar a propriedade Pages para O valor da primeira página. A propriedade Page Scaling para Multiple pages per sheet. A propriedade Pages per sheet para 2. E a propriedade Page Order para Horizontal Reverse

Liberar o livro dos sargentos e da madeira, aparar as arestas dos barbantes e deixar tudo muito bem uniforme e pronto para receber a capa.


Passar mais cola em toda essa parte e colocar a capa na posição correta.


Não seja econômico na cola! Deixar tudo muito bem preso. Uma vez que o livro está pronto colocar novamente as madeiras dessa vez até o topo do livro, os sargentos e/ou a morsa e prender tudo com pressão para que tudo fique bem fixado.


Espere por mais ou menos três horas para soltar e liberar seu novo livro. Se desejar passe verniz na capa (ou não). E o resultado final será este:


Agora é curtir seu livro caseiro e aproveitar.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário