sábado, 26 de dezembro de 2015

Meta 2015 - 54 a 60 de 60 - A Torre Negra

Esta é a última publicação dessa série e o cumprimento da minha meta para ler 60 livros neste ano de 2015. Resolvi fechar com chave de ouro e optei por ler uma coleção completa de Stephen King, que segundo segundo seu autor desejava escrever algo tão grandioso quanto O Senhor dos Anéis e posso afirmar que chegou bem perto.


King começou a escrever sua coleção maestra quando ainda era um estudante universitário, na década de 1970. O primeiro volume foi publicado em forma de capítulos na revista de ficção científica The Magazine of Fantasy & Science Fiction (permita-me complementar que O Senhor dos Anéis também teve o mesmo início). Somente em 1982 que tomou a forma de livro e foi seguido pelos outros seis - King sempre dizia, ao término de cada livro, que só escreveria o próximo dependendo da aceitação. Finalmente a coleção ficou completa em 2004 e é composta pelos seguintes livros:

  1. O Pistoleiro
  2. A Escolha dos Três
  3. As Terras Devastadas
  4. Mago e Vidro
  5. Lobos de Calla
  6. Canção de Susannah
  7. Torre Negra
Contar o que acontece em livros de uma coleção é sempre um problema, pois ao chegar no último querendo ou não devo falar o que acontece nos anteriores, então resolvi comentar estes sete livros em uma única postagem sobre o contexto geral da obra e não de um único livro.

Em momento algum tinha planejado em ler os sete livros, porém ao ler o primeiro a curiosidade foi mais forte e queria saber o que aconteceria com o pistoleiro Roland Deschain do Mundo Médio e sua busca para encontrar a Torre Negra e assim frustrar o objetivo do Rei Carmim de destruí-la, essa torre é um eixo que mantém todos os universos intactos. Sim, o livro se passa em outro universo, ou talvez em outra dimensão, porém esse universo está entrelaçado com o nosso e é possível passar de um lado para outro através de portais ao longo da obra descobrimos que muitas pessoas o fizeram.

No decorrer dos livros Roland vai formando o seu ka-tet (ou clã) com a reunião de outros pistoleiros e um bilibrambo (não, você não conhece essa espécie - uma busca no Google e poderá ver suas imagens) com o único objetivo de chegar e proteger a Torre custe o que custar.


Existem muitas referências neste livro e as mais importantes são: O filme Sete Homens é um Destino (que muitos afirmam ser uma adaptação americana de Os Sete Samurais de Kurosawa), um livro infantil chamado Charlie, o Cho-Cho (aquele trenzinho que possui uma carinha), lendas do Rei Arthur e O Mágico de Oz. Mas acho que o livro se perde um pouco quando Roland encontra seu criador, isso mesmo o próprio King aparece em um dos livros, apenas um detalhe deixado e nada que atrapalhe muito a narrativa do livro ou o conjunto da obra.

Aviso que cada livro possui mais de 700 páginas algo atualmente só comparado a coleção Game of Thrones de George R R Martin. E como esta, vale a pena ler cada uma de suas páginas pois é uma história que prende e só fiquei satisfeito quando li o último trecho. Esta coleção já ganhou uma adaptação em forma de quadrinhos, não existe um relacionamento temporal entre a os livros e os quadrinhos então não espere que lendo os quadrinhos vai entender os livros ou vice-versa.

Está prometido uma adaptação para o cinema, pessoalmente preferia muito mais uma série para televisão, porém até agora nada foi anunciado oficialmente ainda e a última notícia é que a Sony e a MRC estão trabalhando em conjunto para realizar os dois (tanto o filme quanto uma série para TV). Pelo visto ainda teremos que esperar um bom tempo para ver a materialização da obra maestra de King nas telas.

Para fechar parece que nem tudo termina como era de se esperar já que em 2009, King declarou: "Ainda não está realmente pronta. Estes sete livros são realmente seções de um longo super romance", ou seja, será que ainda virão mais livros? Só o tempo poderá dizer.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário