domingo, 5 de julho de 2015

Meta 2015 - 24 de 60 - Los Caballeros de Salomón

O livro "O Código Da Vinci" de Dan Brown tornou-se um sucesso mundial, talvez por causa de tantos mistérios que podem estar escondidos na vida de Jesus que nos fazem pensar. Só que as pessoas deveriam conhecer esse livro de Steve Berry.

Tudo começa na Idade Média com a prisão dos Templários e mais especificamente com a tortura imposta a Jacques de Molay, para aqueles que não conhecem a sua história dois atos foram marcantes nesta tortura, primeiro sua crucifixão em uma porta e segundo após sua retirada envolveram todo seu corpo em um pano de linho (não trataram suas feridas, deixaram ela secar nesse pano e depois o arrancaram).

Para aqueles que não estão familiarizados com a história a Ordem dos Cavaleiros do Templo iniciou com poucas pessoas e eram Cavaleiros que voltavam da Primeira Cruzada e que se dispuseram a proteger os peregrinos que iam visitar a Terra Santa. Porém algo aconteceu, pois em pouco tempo a Ordem teve um acréscimo incrível em suas filas, concessões da Igreja e muitos outros benefícios e riquezas.

O Rei Felipe IV de França junto com o Papa Clemente V arquitetaram um plano para obter suas riquezas e em uma Sexta-Feira 13 (por isso o dia do Azar) aprisionou todos os Templários (ou quase todos) e os torturou até a morte para obter esse tesouro, porém nenhum confessou e todo o dinheiro desapareceu.

Agora o livro retorna ao tempo atual onde Cotton Malone um ex Agente Secreto dos EUA se vê envolvido para ajudar sua antiga Chefe, que após a morte do marido recebe um diário. Este diário contém pistas para se chegar ao tesouro dos templários. Ainda envolvidos neste drama está o que sobrou da Ordem dos Templários que atualmente vive escondida em um mosteiro se passando por padres normais e realizando seus cultos a escondida.

A obra é surpreendente e nos faz pensar muito, por exemplo pegue um Bíblia e observe que os três evangelistas que narram a vida de Jesus narraram três versões completamente diferentes do que foram seus últimos dias na terra, desde sua morte até sua ressurreição. Outro detalhe e quanto ao Sudário de Turim, porque será que nunca chegaram a uma prova conclusiva sobre a sua datação e qual o motivo de tanta proteção da Igreja para evitar qualquer tipo de teste. O livro é uma obra intrigante principalmente na sua conclusão no melhor estilo de "O Código de Da Vinci" mas muito longe de ser uma mera imitação.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário